Acusado de furto, ex-vereador disse que pegou frasco para denunciar “vacina vencida”

vacina

Após ser acusado de furtar um frasco do imunizante da Astrazenica de dentro do Centro de Saúde da Ladeira, em Corumbá, o ex-vereador Augusto do Amaral, conhecido como “Buxexa”, relatou que “pegou” o frasco para denunciar ao Ministério Público, a aplicação de vacina com prazo de validade vencida.

Buxexa explicou que foi até a unidade para tomar a vacina, mas que enquanto aguardava sua vez, teria visto uma pessoa passar mal logo após a aplicação. Ele teria questionado a vacinadora sobre o fato e pediu para ver o frasco.

“Notei que o prazo de validade estava vencido. Me recusei a tomar a vacina e peguei o frasco como prova para fazer uma denúncia ao Ministério Público”, afirmou.

vacinas
Com prazo prorrogado, vacina levada pelo ex-vereador passou a ter validade até 30 de julho de 2022

Prazo estendido

Procurada pela Reportagem a Secretaria de Saúde informou que o posicionamento do autor não procede já que uma portaria do Ministério da Saúde, autorizada pela ANVISA publicada em Diário Oficial da União, ampliou o prazo de validade do imunizante fabricado pela Fiocruz de seis para nove meses.

A normativa foi publicada no dia 30 de março e um ofício circular encaminhado à Presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e distribuído as demais secretarias estaduais e municipais de saúde.

prazo vacina

Polícia acionada

A Secretaria de Saúde ressaltou que o fato foi comunicado à autoridade policial competente já que o frasco com o imunizante foi retirado sem autorização e à força de dentro de uma unidade de saúde.

Até a publicação desta reportagem não havia boletim de ocorrência disponibilizado para consulta sobre o caso.