Imagens registram explosão de homem-bomba em frente ao STF

No momento, você está visualizando Imagens registram explosão de homem-bomba em frente ao STF
Bruno Peres/Agência Brasil
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de novembro de 2024

Na noite desta quarta-feira (13), um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, detonou um explosivo junto à Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

A sequência de eventos foi registrada por câmeras de segurança que capturaram o momento em que ele posiciona um artefato explosivo próximo à estátua, deita-se ao lado dele e, segundos depois, ocorre uma explosão que provocou sua morte.

Nas imagens, Francisco, que chegou ao local com uma mochila e um guarda-chuva, é visto retirando objetos e se posicionando próximo à estátua. Guardas de segurança do STF se aproximaram, mas rapidamente se afastaram ao perceber o risco.

Após a explosão, uma densa fumaça encobriu a área, isolada até a chegada das equipes de perícia.

Investigação

Francisco era natural de Rio do Sul, em Santa Catarina, onde foi candidato a vereador em 2020 pelo Partido Liberal (PL) e era conhecido pelo apelido Tiü França. Ele estava vivendo em Brasília há cerca de três meses, em uma casa alugada na região de Ceilândia.

Pouco antes de detonar o explosivo, um veículo registrado em seu nome também explodiu nas proximidades do STF, o que levou a polícia a evacuar e reforçar a segurança na Praça dos Três Poderes. A Polícia Civil do Distrito Federal iniciou uma perícia no local, e a Polícia Federal informou que investigará as circunstâncias do episódio por meio de um inquérito.

Após os eventos, autoridades reforçaram a segurança em prédios governamentais próximos, incluindo o Planalto, Alvorada e Jaburu, como parte de medidas preventivas para evitar possíveis novos incidentes.