Os incêndios florestais continuam a ser um desafio no Mato Grosso do Sul, com condições climáticas adversas, como altas temperaturas e ventos intensos. Apesar das chuvas recentes, os focos de incêndio persistem, especialmente na região do Pantanal, onde o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) mantém operações ininterruptas.
A região do Parque Estadual Pantanal do Rio Negro (PEPRN) foi uma das áreas que mais preocupou nos últimos dias. Um foco de incêndio foi identificado através do monitoramento aéreo, e as equipes já planejam ações para combater as chamas. A infiltração em solo com o apoio de aeronaves deve ocorrer no dia 21 de outubro.
Na madrugada de domingo (20), um incêndio em uma fazenda na região da Nhecolândia mobilizou as equipes do CBMMS e da Força Nacional. O fogo, que destruiu parte da edificação, foi controlado sem vítimas, graças à rápida resposta dos bombeiros.
Além das operações de combate direto, áreas críticas como Paiaguás, Nhecolândia e Abobral permanecem sob monitoramento constante por equipes de terra e drones. A Operação Pantanal 2024 conta com a participação de 132 militares do CBMMS, além de forças da Marinha, Exército, Força Aérea, e outras agências federais e estaduais, totalizando uma ação conjunta essencial para preservar o bioma do Pantanal.