Na tarde de sexta-feira (18), uma operação de bloqueio realizada pela 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal resultou na prisão de sete bolivianos por tráfico de drogas. A abordagem ocorreu no Posto Fiscal Lampião Aceso, na saída de Corumbá, quando dois ônibus de passageiros foram interceptados pelas tropas.
O primeiro veículo foi abordado por volta das 15h30. Quatro homens bolivianos que estavam a bordo foram revistados. Durante a inspeção, os militares encontraram 86 cápsulas de substância análoga à pasta base de cocaína escondidas na bagagem de um dos suspeitos, enroladas com fita adesiva e armazenadas em uma jaqueta. O peso estimado da droga é de 1,3 kg. Com outro passageiro, foram localizadas 56 cápsulas do mesmo material, pesando aproximadamente 900 gramas.
O terceiro homem foi flagrado com 94 cápsulas presas ao corpo, especificamente na região abdominal, totalizando 1,5 kg da droga. Já o quarto suspeito confessou ter ingerido 90 cápsulas, que somavam cerca de 1,4 kg de cocaína.
A segunda abordagem aconteceu por volta das 16h30, quando outro ônibus foi parado pela mesma equipe. Durante a revista, mais três bolivianos – um homem e duas mulheres – foram detidos.
O homem carregava 40 cápsulas de cocaína na bagagem, pesando 600 gramas. Uma das mulheres transportava 20 cápsulas, com 300 gramas, e a outra carregava 80 cápsulas, com peso estimado de 1,3 kg. Todos eles admitiram ter engolido mais cápsulas.
Após a abordagem, todos os suspeitos foram levados ao Hospital Santa Casa para a realização de exames de raio-x, que confirmaram a presença de drogas ingeridas. Os detidos seguem sob custódia dos militares na unidade hospitalar onde aguardam o procedimento para expelir o entorpecente e então serem encaminhados para Delegacia da Polícia Federal de Corumbá.
A operação, parte da Operação Ágata Pantanal IV, é parte dos esforços contínuos da 18ª Brigada de Infantaria para combater crimes transfronteiriços e impedir o tráfico de drogas na região.