A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM/MS) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizou uma série de apreensões durante a Operação Fronteira RFB em Corumbá. A operação visa intensificar o combate a crimes transfronteiriços como contrabando e tráfico de drogas.
Na tarde de quarta-feira (16), um boliviano foi preso com 88 cápsulas de cloridrato de cocaína, totalizando 1,1 kg. O homem, inicialmente identificado por um cão farejador, foi encontrado com uma cápsula na mochila e outras 27 escondidas em seus sapatos. Ele havia ingerido 60 cápsulas e pretendia receber US$ 250 pelo transporte da droga, o que resultou em um prejuízo de R$ 140 mil para os criminosos.
Além disso, a operação apreendeu cerca de 500 kg de mercadorias sem certificação fitossanitária em ônibus clandestinos, materiais encaminhados ao MAPA. Outra apreensão envolveu 20 kg de cabelo humano, um tipo de contrabando frequente na região.
As operações nos Correios também resultaram na apreensão de roupas falsificadas e óculos contrafeitos.
As ações da Receita Federal pretendem fortalecer a segurança nas áreas de fronteira, combater crimes e proteger a saúde pública.