As operações de combate aos incêndios no Pantanal e demais biomas de Mato Grosso do Sul continuam ativas. Entre as áreas mais críticas está a região de Paiaguás, onde incêndios próximos às Fazendas Santa Mônica e São José do Brejo foram controlados após atuação intensa das guarnições durante a madrugada, mas seguem sob monitoramento por satélite.
No Paraguai-Mirim, os focos de fogo continuam na área próxima ao Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. O incêndio, possivelmente causado por uma descarga atmosférica, já está sendo combatido por equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul com o apoio de aeronaves Air Tractor. Devido às dificuldades logísticas e climáticas, o transporte de militares pode ser realizado por via fluvial caso haja necessidade de reforço.
Outro foco de calor foi registrado entre Aparecida do Taboado e Paranaíba. Uma equipe foi enviada ao local e já iniciou as ações de controle.
Monitoramento e efetivo
Diversas regiões continuam sob vigilância constante por drones e satélites, entre elas áreas em Corumbá, Rio Negro, Costa Rica, Miranda, e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A operação envolve um efetivo de 137 bombeiros de Mato Grosso do Sul, com apoio de 89 militares da Força Nacional e representantes de diversos órgãos como Marinha, Exército, Força Aérea, IBAMA e ICMBio. Ao todo, 47 veículos, incluindo aeronaves e embarcações, estão sendo utilizados.