Portaria do Ministério da Justiça autoriza o emprego da Força Nacional, em apoio à Polícia Federal, na região de Aquidauana e Miranda, nas atividades relacionadas “à preservação da ordem pública” e na segurança de pessoas e patrimônio.
Atualmente, bombeiros que integram a Força Nacional atuam na região em apoio à Operação Pantanal, ação desenvolvida no combate aos incêndios que já consumiram mais de 1,4 milhão de hectares.
A portaria, conforme publicação hoje no Diário Oficial da União, entra em vigor em caráter episódico e planejado, por 30 dias. A determinação foi assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
A operação terá apoio logístico da PF, que deverá dispor da infraestrutura necessária às equipes e o contingente necessário será definido pela diretora da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça.
O emprego da Força Nacional de Segurança Pública de que trata esta Portaria ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública de MS.