Operação da PF mira grupo acusado de incêndios criminosos na região do Pantanal

No momento, você está visualizando Operação da PF mira grupo acusado de incêndios criminosos na região do Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de setembro de 2024

Na manhã desta sexta-feira (20/9), a Polícia Federal iniciou a Operação Prometeu, que tem como objetivo combater crimes de incêndio, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, entre outros, na região de Corumbá. A ação conta com a participação do Ibama e da IAGRO/MS.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em áreas investigadas por serem alvo recorrente de crimes ambientais. Segundo a investigação, as terras queimadas têm sido usadas irregularmente para pecuária e estão associadas a grilagem e fraudes em registros governamentais.

A ocupação ilegal já abrange 6.419,72 hectares e a perícia estima que mais de 7.200 animais foram criados na área durante o período investigado, com um prejuízo ambiental avaliado em R$ 220 milhões. Na área, foram identificadas 2.100 cabeças de gado, embora o número total seja maior.

6b7bd0c4 4fe7 4fd2 b282 ed26d6070b42
Área seria ocupada de forma irregular para criação de gado segundo investigações da PF

Os investigados poderão responder por crimes como provocar incêndio em mata, desmatamento, exploração de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

A operação foi nomeada “Prometeu” em referência à figura mitológica grega que, ao roubar o fogo dos deuses e entregá-lo aos humanos, simboliza o mau uso do fogo no bioma pantaneiro.