O governo brasileiro enviou uma missão humanitária à Bolívia para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem áreas próximas à fronteira com o Brasil, ameaçando o Pantanal. A operação, que ocorre entre 6 e 17 de setembro de 2024, é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e chefiada por especialistas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
A missão conta com 37 agentes da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e 25 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O objetivo é tanto auxiliar a Bolívia no controle das chamas quanto evitar que novos focos se espalhem para o território brasileiro.
Os militares atuarão em conjunto com forças bolivianas, em um comando montado na cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz, e colaborarão com o IBAMA e o ICMBio para sobrevoos e análises de mapas de satélite, a fim de identificar focos de incêndio na região.