A primeira semana de setembro trará temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil, devido a uma nova massa de ar quente e seco que começará a se estabelecer no país a partir desta segunda-feira (2). Segundo informações do Portal Climatempo, durante este período, é comum o surgimento de ondas de calor em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste, mas o calor tem se tornado mais intenso, precoce e prolongado nos últimos anos.
A previsão indica que essa nova onda de calor deve se estender por um período mais longo, com elevação das temperaturas persistindo até meados da segunda quinzena do mês em algumas regiões. A chuva, que poderia amenizar o calor, só é esperada no Brasil Central e Centro-Oeste a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada da primeira frente fria forte prevista para o dia 19.
Além do calor, a umidade do ar também preocupa, com expectativas de que atinja níveis críticos, abaixo dos 12%, em localidades como o sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Centro-Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul, além do Sul de Goiás. O Climatempo reforça a necessidade de cuidados adicionais para enfrentar esse período de calor extremo e baixa umidade.