Apesar de um início de semana marcado por calor intenso e tempo seco, em Mato Grosso do Sul, mudanças significativas estão previstas a partir de quinta-feira (8), devido à chegada de uma nova frente fria ao estado, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre segunda e quarta-feira, as temperaturas estarão acima da média, com máximas superando os 35°C em várias regiões. Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 34°C e 22°C. A umidade relativa do ar estará baixa, especialmente à tarde, com índices em torno de 20%, considerado estado de alerta. Não há previsão de chuva para nenhum município.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), essa condição climática é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas. Tais condições favorecem a ocorrência de incêndios florestais e aumentam os níveis de poluentes na atmosfera, o que pode piorar a qualidade do ar, conforme a Estação Meteorológica da Qualidade do Ar (EMQar) da UFMS.
A partir de quarta-feira (7), uma nova frente fria começará a influenciar o tempo. O ar frio inicialmente atingirá a Região Sul do Brasil, avançando para Mato Grosso do Sul na quinta-feira, provocando uma acentuada queda nas temperaturas. As máximas não devem passar dos 30°C na quinta-feira, e na sexta-feira, o frio se intensifica, com temperaturas podendo ficar abaixo de 5°C no sul do Estado. Em Campo Grande, a previsão indica mínima de 6°C e máxima de 15°C.
O Cemtec aponta um aumento na nebulosidade e uma pequena chance de chuvas nas regiões sul e sudoeste do Estado entre os dias 8 e 9 de agosto. Nas demais regiões, o tempo seco continuará, com baixos índices de umidade relativa do ar. As temperaturas devem se manter baixas no segundo final de semana de agosto, entre sábado (10) e domingo (11).