Nesta quarta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Contra e Bandum em Mato Grosso do Sul, visando desarticular um esquema de contrabandistas que utilizavam olheiros para monitorar estradas. A ação é resultado de investigações conduzidas pela Delegacia da PF em Dourados, localizada a 251 km de Campo Grande.
A operação envolveu o cumprimento de mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo bancário e sequestro de bens, expedidos pela Justiça Federal em Dourados. Os locais específicos dos mandados não foram divulgados.
Segundo a PF, a investigação revelou a existência de uma associação criminosa responsável pela organização, logística, recebimento de valores e coordenação de grupos em aplicativos de mensagens para facilitar crimes de contrabando e descaminho. Os envolvidos gerenciavam os grupos, integravam participantes e recebiam informações de olheiros e pessoas cooptadas pelo esquema sobre bloqueios e ações das forças policiais e de fiscalização nas estradas.
Os alvos dos mandados cumpridos hoje também eram responsáveis pela logística e contratação de transportadores das cargas ilegais, realizando pagamentos semanais em contas bancárias dos envolvidos.
As informações sobre as ações policiais eram repassadas em tempo real, permitindo que os criminosos direcionassem os veículos com as cargas para evitar apreensões.