Corumbá (MS)- Em uma ação conjunta entre a Receita Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS), cerca de 2 toneladas de produtos irregulares foram apreendidas no Posto de Fiscalização Lampião Aceso, nesta terça-feira, 18 de junho. Entre os itens apreendidos, estavam roupas, alimentos e mais 25 fetos de lhama empalhados.
Esta é a terceira apreensão de fetos de lhama no ano em Mato Grosso do Sul, sendo a segunda apenas neste mês. Segundo as investigações, os fetos são vítimas de abortos induzidos e subsequentes práticas para fins de comercialização.
O proprietário dos fetos, ao ser questionado, informou que os levaria para São Paulo, onde os venderia por R$ 500,00 cada um.
A operação conjunta visa combater o fluxo ilegal de mercadorias que entram no país, causando prejuízos ao comércio legal e à sociedade em geral, por escaparem do controle de procedência.
Além disso, a apreensão dos alimentos gera preocupação devido à incerteza sobre sua regularidade fitossanitária. A mercadoria e os alimentos apreendidos seriam revendidos em São Paulo.