Os irmãos Batista (Wesley e Joesley), conhecidos por fundar a JBS, estão ampliando suas atividades no setor energético através da Fluxus, sua empresa de petróleo e gás. Recentemente, a Fluxus concluiu a aquisição da Pluspetrol Bolívia, um movimento estratégico que fortalece sua presença na América Latina.
Ativos na Bolívia
A Pluspetrol Bolívia possui três campos de gás natural localizados na Bacia de Tarija-Chaco: Tacobo, Tajibo e Yacuiba. Juntos, esses campos produzem aproximadamente 100 mil metros cúbicos de gás natural por dia, com potencial de produção superior a 1 milhão de metros cúbicos diários. A aquisição inclui também duas plantas de tratamento de gás, essenciais para o processamento e comercialização do produto.
Expansão da Infraestrutura
Os ativos adquiridos permitem à Fluxus escoar a produção de gás natural para os mercados da Bolívia, Brasil e Argentina. A Fluxus divulgou essas informações à agência Bloomberg News, ressaltando a importância estratégica dessa aquisição para consolidar seu negócio de petróleo e gás na região.
Além da Fluxus, os empresários Wesley e Joesley Batista são controladores do grupo J&F.
Entre as empresas do conglomerado, além da JBS e da Âmbar, estão negócios de celulose, mineração, finanças e higiene e cosméticos.
No setor energético, a J&F já atua na Bolívia através da Âmbar Energia.
Operações na Argentina
Além da compra na Bolívia, a Fluxus está finalizando a transição para operar o campo Centenario, localizado em Neuquén, Argentina. Essa operação é parte do plano dos Batista de expandir e diversificar suas atividades no setor energético, fortalecendo a presença da Fluxus em mercados chave na América Latina.
Acompanhe também o Folha MS no Instagram