Em uma ação conjunta realizada na tarde de ontem (06), a Receita Federal do Brasil (RFB), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS), apreendeu cerca de 2 toneladas de mercadorias irregulares durante fiscalização no Posto de Fiscalização Lampião Aceso, na BR-262.
Entre os produtos apreendidos, os fiscais da Receita Federal encontraram 25 fetos de lhama empalhados. Foi a segunda apreensão do tipo realizado em menos de uma semana na fronteira em Corumbá.
A operação, que iniciou por volta das 14h, com a abordagem de dois ônibus que trafegavam pelo local. Os veículos, com destino a São Paulo, foram encaminhados para o Posto Esdras, onde a fiscalização minuciosa dos bens transportados revelou a presença de diversas irregularidades.
As equipes identificaram um total de duas toneladas de mercadorias sem documentação fiscal adequada, incluindo roupas, alimentos e os fetos de lhama. Segundo investigações preliminares, os produtos teriam como destino a capital paulista, onde seriam comercializados ilegalmente.
O único indivíduo envolvido na ação, um boliviano de 25 anos, foi detido e prestou esclarecimentos às autoridades. Após a oitiva formal, o indivíduo foi liberado.
Os bens apreendidos, incluindo os fetos de lhama, foram imediatamente encaminhados ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para inspeção e posterior descarte.