Após receber repasse do Governo Federal vereadora questiona município por falta de medicamentos

No momento, você está visualizando Após receber repasse do Governo Federal vereadora questiona município por falta de medicamentos
  • Autor do post:
  • Post publicado:22 de maio de 2024

A vereadora Raquel Bryk busca informações junto à Prefeitura, em relação aos medicamentos que estão em falta na Rede Pública de Saúde. O assunto foi levantado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 21, por meio de um requerimento direcionado à Secretaria Municipal de Saúde.

Raquel explicou que, pelo site oficial da Prefeitura de Corumbá, constam falta de 73 medicamentos na lista e, diante disso, ela solicitou informações a respeito dos medicamentos e de materiais de procedimentos que não são encontrados na rede municipal.

Além de buscar informações para saber se o Município já está providenciando a aquisição dos medicamentos, a vereadora solicitou cópias dos processos de compram valores, quantidade e comprovantes de pagamento, bem como a lista e quantidade de materiais de procedimentos e medicamentos que estão em estoque para atender a população.

A vereadora usou a palavra livre e cobrou o Poder Público para colocar um ponto final nesse problema que já vem de há muito tempo, “mas que passou a ser recorrente, não só em relação a medicamentos, mas também a outros materiais que faltam na rede”, reforçou.

Lembrou que dos 134 medicamentos que integram a lista divulgada no site da Prefeitura, 73 estão em falta na rede. Disse ser uma situação que não se pode aceitar, e que tem causado prejuízos à saúde da população.

“Existem pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos que não podem esperar. Direito tem. Somente em 2024, os governos estadual e federal já repassaram mais de meio milhão, então por que estão faltando medicamentos? É preciso vontade para resolver o problema”, cobrou.

Repasse

Além disso, Raquel Bryk pediu informações junto à pasta de Saúde, a respeito dos recursos repassados no pelos governos Estadual e Federal para aquisição de medicamentos e insumos.

Explicou que em relação à Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, de 1º de janeiro a 10 de maio, foram feitos sete repasses do Governo Federal, totalizando R$ 429.953,35.

Já em relação à Farmácia Básica, de 1º de janeiro a 16 de maio, foram feitos três repasses do Governo do Estado, totalizando R$ 109.573,75.

“Queremos saber como os recursos estão sendo utilizados, e que a explicação seja acompanhada dos comprovantes como contrato, nota e recibo de pagamento”, enfatizou.