Helicóptero oficial de MS cai com quatro pessoas no aeroporto de Campo Grande

No momento, você está visualizando Helicóptero oficial de MS cai com quatro pessoas no aeroporto de Campo Grande
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de abril de 2024

Campo Grande (MS)- Um helicóptero da Casa Militar de Mato Grosso do Sul sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (18) durante um treinamento no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A aeronave, que transportava dois pilotos e dois tripulantes, caiu por volta das 11h40, causando ferimentos leves em um dos pilotos.

Segundo informações preliminares, o helicóptero estava realizando um treinamento de rotina quando perdeu o controle e caiu em uma área verde do aeroporto. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Militar e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e atenderam a ocorrência.

O piloto ferido foi socorrido com dores na lombar e encaminhado para uma unidade hospitalar da região. Os demais ocupantes da aeronave não sofreram ferimentos.

acidente aeronave
Aeronave capotou ao tocar o solo, segundo nota emitida pelo governo do estado

As causas do acidente continuam sendo investigadas por uma comissão da Casa Militar. Imagens registradas no local mostram o helicóptero caído de lado na grama, com danos visíveis na estrutura.

Em nota oficial emitida no início da tarde pelo Governo do Estado, a informação de que quatro servidores estavam a bordo e que a aeronave realizava um voo semanal para manutenção do equipamento. Ainda segundo as informações, o motor da aeronave sofreu uma pane após 20 minutos de voo nas imediações do aeroporto.

Confira a nota na íntegra

Referente ao acidente envolvendo um helicóptero da Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no final da manhã desta quinta-feira (18), informamos que o mesmo ocorreu na cabeceira da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. Quatro servidores vinculados a Casa Militar, sendo dois pilotos e dois tripulantes, estavam na aeronave.

Um dos ocupantes sofreu ferimentos leves, apresentando dor lombar e sendo imediatamente socorrido e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar complementar. Todos permaneceram conscientes durante todo o ocorrido e durante os primeiros socorros.

A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206. O mesmo estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo, feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane.

Uma manobra de emergência chamada autorotação foi realizada pelos pilotos para o pouso ocorrer na lateral da pista do aeródromo. Contudo, ao tocar o solo, o helicóptero pironou – nome para uma espécie de capotagem – e acabou ocasionando o acidente. Como já estava em solo, a gravidade do ocorrido foi reduzida consideravelmente.