Corumbá (MS)- Em uma ação realizada no âmbito da campanha Abril Laranja, que combate a crueldade animal, a Polícia Civil de Corumbá desencadeou uma operação que resultou no resgate de seis cachorros que eram mantidos em condições precárias e no indiciamento de um indivíduo por maus-tratos.
Em atendimento a diversas denúncias anônimas realizadas sobre animais em situação de abandono e negligência no bairro Guarani, a equipe da Polícia Civil, com o apoio da Gerência do Bem-Estar Animal, foi ao local indicado. Lá, foram recebidos por um vizinho que relatou a existência de um cachorro de grande porte mantido em um ambiente insalubre e fechado.
O animal, em estado deplorável, apresentava extrema magreza, apatia, falta de pelos e infestação por parasitas, vivendo em meio a fezes, entulhos e restos de animais. A equipe providenciou alimentação imediata, consumida imediatamente pelo animal, evidenciando a severa falta de comida por um longo período. Um filhote também foi encontrado na residência, em condições igualmente precárias.
Ao serem abordados, os tutores do animal admitiram ter deixado o cachorro preso durante uma viagem, sem providenciar cuidados adequados durante sua ausência. Diante da situação, o homem responsável pelos maus-tratos foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia e será indiciado pelo crime.
Em outra diligência, uma casa fechada sem sinais de morador foi alvo de denúncias. Vizinhos informaram que o morador havia se mudado no início de março e não retornava, sendo o animal alimentado apenas uma vez por semana por um carro branco que ia até o local. A equipe da Polícia Civil, realizou somente nesta quarta-feira, seis animais mantidos em situação de maus-tratos.
Todos os animais resgatados foram encaminhados à ONGs parceiras para receberem cuidados veterinários adequados e iniciarem o processo de recuperação. A Polícia Civil reforça a importância da participação da população que pode denunciar casos de maus-tratos através do número 3234-7111.