Corumbá (MS)- Desde as 00h deste sábado (23), a fronteira entre Corumbá e a Bolívia está fechada para a realização do Censo Nacional da População e Habitação 2024. A reabertura está prevista para às 23h59.
O governo boliviano, por meio do Decreto Supremo 4.546, declarou o censo como prioridade nacional, justificando o fechamento das fronteiras com o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Peru.
Conforme a Polícia Federal (PF) o posto de controle na linha internacional estará em operação durante o período de fechamento, mas com restrições. A saída de cidadãos bolivianos do país estará impedida até o término do censo.
Serviços de transporte terrestre também serão paralisados durante o dia do censo para evitar que o fluxo nas estradas dificulte o retorno das pessoas às suas casas.
Dia E: Recenseamento Casa a Casa
O Dia E, como é chamado o dia do censo, está previsto para iniciar às 6h30 em todo o território boliviano. Recenseadores visitarão casa a casa para coletar informações da população.
População Crescente
O último censo realizado na Bolívia foi em 2012, quando a população era de 10.059.856 habitantes. O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que a população boliviana alcance 12.332.252 habitantes em 2024.