A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou dois resgates aeromédicos na região do Paiaguás, em Mato Grosso do Sul, nos dias 26 e 28 de janeiro. Os pacientes, um homem de 70 anos e uma mulher de 24 anos, precisavam de atendimento médico urgente e foram transportados com o apoio de aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61).
O primeiro resgate aconteceu no dia 26, a cerca de 90 km de Ladário. O idoso apresentava fortes dores no estômago, inchaço e vômitos constantes. Ele foi levado para o heliponto do EsqdHU-61, onde uma ambulância do Corpo de Bombeiros o aguardava para levá-lo à Santa Casa de Corumbá.
O segundo resgate ocorreu neste domingo, 28 de janeiro, a cerca de 65 km de Corumbá. A mulher havia dado à luz por volta das 7 horas da manhã e apresentava sangramento, desmaios, dor de cabeça e mal-estar. Ela também foi encaminhada para o heliponto do 6º DN e posteriormente encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para Maternidade de Corumbá.
Os dois resgates foram acompanhados por um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa).
Os resgates foram feitos após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros, devido a urgência médica e a dificuldade de acesso aos locais onde as ocorrências se desenvolveram.
A Marinha do Brasil esclarece que a Evacuação Aeromédica (EVAM) é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização depende de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.