Com mais de 120 atrações culturais, Festival América do Sul vai unir arte e sustentabilidade no Pantanal

No momento, você está visualizando Com mais de 120 atrações culturais, Festival América do Sul vai unir arte e sustentabilidade no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de novembro de 2023

De 9 a 12 de novembro, Corumbá volta a celebrar a América Latina por meio do tradicional FAS (Festival América do Sul).

Serão mais de 120 atrações culturais do Brasil e de outros países, incluindo apresentações musicais, de teatro, circo, dança, artes visuais, moda e oralidade com 15 horas de programação diária em um dos biomas mais importantes do mundo: o Pantanal.

Para tudo ficar perfeito, cerca de 500 pessoas estão envolvidas diretamente, incluindo técnicos e artistas. Entre as principais atrações do FAS 2023 estão Amado Batista (9/11), Neguinho da Beija-Flor (10/11), Criolo (11/11) e Frejat (12/11), porém o FAS vai muito além dessas apresentações nacionais.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância do Festival para a cultura e para a economia de Corumbá e afirmou que a concretização da Rota Bioceânica tem aproximado ainda mais os países sul-americanos.

“Estamos vivendo um momento muito forte de integração por conta da Rota Bioceânica e a cultura tem um papel fundamental”, disse.

Neste ano, o Festival, que está em sua 17ª edição, contará com o Casarão Cultural, com apresentação de músicos de outros estados do Brasil, e a Catedral Erudita, uma programação voltada para a música clássica e instrumental nas escadarias das igrejas.

Foto Saul Schramm 21 1 scaled

O evento vai enfatizar ainda o recolhimento de resíduos, estimulando práticas sustentáveis. A expectativa de público é de 140 mil pessoas nos quatro dias. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (31) em coletiva à imprensa, no auditório da governadoria, que marcou o lançamento do FAS 2023.

O diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, fez questão de ressaltar a participação da população de Corumbá, que opinou por meio de audiência pública.

“Ouvimos a sociedade civil para chegarmos a toda essa diversidade”, declarou.Já o presidente de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, diz que a cidade “está de portas abertas” para receber quem for prestigiar o festival.

“Esse evento marca o nosso cotidiano. São as manifestações que fortalecem nossos artistas e que a nossa cidade merece. Esse festival é um dos maiores eventos do nosso Estado e tem uma programação muito rica”, enalteceu.

O secretário Marcelo Miranda (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) falou da dedicação para fazer do evento um espetáculo único.

“Preparamos o Festival com bastante carinho. Fizemos audiência pública, ouvimos a população. É um evento gerador de turismo e renda”, concluiu.

Confira os destaques do FAS 2023.