Assinado pelo prefeito Marcelo Iunes nesta quarta-feira, 13 de setembro, o decreto n° 3.050/2023 declarou Situação de Emergência em Corumbá. O documento reconhece a existência de “situação anormal tipificada como tempestade local, com o subtipo denominado vendaval” e autoriza “a mobilização de toda a estrutura do Poder Executivo Municipal para atendimento à situação de emergência, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, autorizado o desencadeamento de Ações de Resposta ao Desastre”.
Pelo decreto, a “situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste município, comprovadamente afetadas pelo desastre”. A declaração de Emergência considerou “a precipitação pluviométrica que chegou a 27,5 mm no pluviômetro do INMET, tendo o citado desastre uma duração de cerca de 30 minutos, suficiente para gerar dados humanos e materiais, inclusive com interrupção de energia elétrica”. Considerou que “em decorrência do fenômeno meteorológico resultou no óbito de 01 criança e outras pessoas lesionadas” e que “várias famílias foram diretamente afetadas, tendo suas casas atingidas, necessitando com urgência, de materiais estruturais e materiais básicos, como alimentos e produtos de higiene e limpeza”.
União das instituições
Durante a entrevista coletiva, o prefeito Marcelo Iunes destacou a união das autoridades e instituições em torno do bem-estar da população corumbaense. Na avaliação do chefe do Executivo Municipal, a resposta rápida na execução de ações conjuntas permitiu apoio e acolhimento às famílias afetadas pelo temporal da terça, dia 12.
“Quero agradecer ao vice-prefeito Dirceu Miguéis, que rapidamente agilizou com a Energisa o envio de dez equipes, com 20 profissionais, para Corumbá, para que trabalhar na recomposição da energia elétrica em nossa cidade”, disse o Iunes.
O chefe do Executivo Municipal ressaltou ainda o apoio da Câmara Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado. “Agradeço ao comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Magno da Silva; ao comandante do 3° Grupamento de Bombeiros Militar, major Pablo Diego Barros de Jesus; que colocaram seus efetivos à disposição. Agradecer mais uma vez ao governador Eduardo Riedel; ao secretário de estado Hélio Peluffo (Infraestrutura e Logística); que colocaram à disposição serviços do Estado em prol da nossa população. Tudo isso mostrou que independente dos poderes serem distintos, quando estamos unidos a força é maior”, afirmou o prefeito.
Marcelo Iunes disse que o apoio da Câmara Municipal tem sido importante para o andamento dos trabalhos do Município. “A Câmara está montando uma comissão especial para auxiliar a Prefeitura. Precisamos nessa união e tenho certeza que essa comissão, além de acompanhar, vem para fortalecer a transparência das ações do Executivo”, pontuou.
Participando da entrevista coletiva do final da manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), antecipou ao prefeito que o Legislativo vai antecipar a devolução de recursos – de excesso do duodécimo – para que a Prefeitura possa empregar nas ações de recuperação da cidade e apoio às famílias afetadas pelo temporal.
“Orientei nosso financeiro para fazer um levantamento do que a Câmara tem disponível, a título de adiantamento, para repassar um valor à Prefeitura. Assim, a Câmara contribuirá possibilitando mais recursos para que a gente possa atuar. Os vereadores foram unânimes no sentido que a gente tem que dar essa a nossa cota de participação”, completou o presidente do Legislativo corumbaense.
Prontamente após o anúncio, o prefeito agradeceu: “é uma ajuda muito importante para nós. Sabemos que a Prefeitura de Corumbá terá um gasto, mas com a ajuda de vocês, do Estado, com certeza será possível sanar os problemas”, disse Iunes.
Central 0800
O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, antecipou que a Prefeitura colocou à disposição uma central telefônica 0800 para receber as demandas da população. “Para facilitar o atendimento, a Prefeitura de Corumbá destinou o telefone 0800-5002019 para recebimento das demandas”, disse. Originalmente, o número é do serviço de Iluminação Pública. Mas, ao ser atendido, a demanda será direcionada para a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Esta central 0800 atende até 17h30, passado este horário a orientação é para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.