A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) deu luz verde para o governo estadual contrair um empréstimo de R$ 2,370 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com 20 votos favoráveis e apenas 2 contrários, o projeto do Executivo, que buscava autorização para essa operação de crédito, passou pela segunda votação nesta terça-feira (5).
O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou a decisão e a publicou no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (6).
Conforme o governo, esse montante será destinado a um ambicioso programa de investimentos na área de infraestrutura. O pacote inclui a pavimentação de 600 quilômetros em rodovias estaduais e mais 300 quilômetros de restauração de estradas.
Dentre as obras planejadas, destaca-se a pavimentação da MS-134, no trecho entre a MS-040 e a BR-267, situado no distrito de Casa Verde, além da restauração da MS-276, que se estende do distrito de Indápolis até o município de Deodápolis.
A escolha do BNDES como fonte de financiamento se justifica pela flexibilidade que oferece na seleção de projetos de investimento. No entanto, a concretização desse empréstimo só foi possível após Mato Grosso do Sul conquistar a cobiçada nota “A” em Capag (Capacidade de Pagamento), emitida pela Secretaria do Tesouro Nacional, que avalia indicadores como baixo endividamento, poupança corrente e índice de liquidez do Estado.
A operação de crédito segue em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), refletindo o compromisso do governo estadual em promover o desenvolvimento sustentável da região por meio de investimentos estratégicos em infraestrutura.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular