Dourados (MS) — A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (5) uma operação para combater a fraude na emissão de títulos eleitorais na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. A operação, chamada de Voto Legal, teve como alvo pessoas que se inscreveram fraudulentamente no cadastro eleitoral usando documentos falsos.
Segundo a PF, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral de Dourados. Durante as buscas, os policiais apreenderam documentos e materiais relacionados à fraude.
A investigação apontou que os suspeitos obtiveram títulos eleitorais duplicados, com indício de fraude, por meio de documentos falsos na emissão dos documentos eleitorais. Esse delito é previsto no Código Eleitoral, com pena de até cinco anos de reclusão.
Além disso, os suspeitos também podem responder por falsificação e uso de documentos públicos, crimes previstos no Código Penal, com penas de reclusão de dois a seis anos de prisão. Somadas as penas desses crimes, os envolvidos podem pegar mais de dez anos de prisão.
A operação Voto Legal visa garantir a lisura e a segurança do processo eleitoral, evitando fraudes e irregularidades que comprometam a vontade dos eleitores.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular