Bioparque Pantanal participa do maior evento de zoológicos e aquários do Brasil

Você está visualizando atualmente Bioparque Pantanal participa do maior evento de zoológicos e aquários do Brasil
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de agosto de 2023

O Bioparque Pantanal participou do 46º Congresso da Azab (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), realizado no AquaRio, no Rio de Janeiro. Durante o maior encontro científico de profissionais de zoológicos e aquários do País, a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, e biólogos do complexo apresentaram projetos que são referências na inclusão e acessibilidade, no bem-estar animal e na conservação da biodiversidade.

Com o tema “Aquários e Zoológicos na conservação da Biodiversidade azul e verde”, o congresso foi realizado entre os dias 22 e 26 de agosto e reuniu os principais profissionais alinhados ao conceito de zoológicos e aquários modernos.

“Em pouco mais de um ano o Bioparque Pantanal já entregou à sociedade projetos que são referências no Brasil e no mundo. Estamos em constante evolução na inclusão e acessibilidade e hoje é possível que o turista tenha uma experiência completa no complexo, independente de características físicas ou intelectuais. No trabalho de conservação, elaboramos protocolos de reprodução e de bem-estar animal inéditos no meio científico. Por isso, é muito importante a participação do Bioparque neste evento de relevância nacional, pois coloca Mato Grosso do Sul no centro do debate científico”, comentou Maria Fernanda Balestieri.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

No Congresso, o empreendimento foi representado em oito painéis com artigos científicos desenvolvidos com o apoio do Nuptec (Núcleo de Pesquisa e Tecnologias) do Bioparque Pantanal e aprovados pelo conselho científico do evento. São eles: “Inclusão e Acessibilidade em Aquários e Zoológicos”, de autoria da diretora-geral Maria Fernanda Balestieri; “Bioparque Pantanal: a rica biodiversidade de água doce do Brasil e do mundo” e “Reprodução de Loricaria coximensis no Bioparque Pantanal, uma espécie de cascudo-viola criticamente ameaçada de extinção”, de autoria do biólogo curador do Bioparque, Heriberto Gimênes Junior; e “Boas-práticas de manejo e bem-estar de peixes em aquários públicos: um exemplo com o zebrinha Abramites hypselonotus”.

A ainda “Boas-práticas de manejo e bem-estar para sucuri-verde (Eunectes murinus) em zoológicos e bioparques do Brasil”, da bióloga-chefe, Carla Larissa Kovalski Dias; “Guia de Peixes do Bioparque Pantanal: cartilhas para divulgar a grande diversidade dos peixes de água doce” e “Multiplicando espécies: o Guia Ilustrado de reproduções do Centro de Conservação de Peixes Neotropicais do Bioparque Pantanal”, produzido pelo biólogo Diego Azevedo Zocca Garcia, biólogo; e “Boas práticas de manejo de jabuti-piranga Chelonoidis carbonaria (Spix, 1824) em empreendimentos de fauna”, da bióloga Adrieli Marcacini de Araujo.