As irmãs Allana e Mariah, que nasceram unidas pela cabeça, passaram por uma cirurgia de separação definitiva neste domingo (20), no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP). A operação teve início no sábado (19), durou 25 horas e envolveu cerca de 50 profissionais de diversas especialidades.
Esta foi a quarta e última cirurgia das gêmeas, que têm 2 anos e 8 meses de idade. As três primeiras ocorreram em agosto de 2022, novembro de 2022 e março de 2023, totalizando 26 horas de procedimentos. Nessas etapas, foram separados 75% dos vasos sanguíneos que ligavam as meninas.
Na cirurgia que terminou neste domingo, a equipe liderada pelo neurocirurgião Hélio Rubens Machado completou a dissecção dos 25% restantes dos vasos. Em seguida, a equipe de cirurgia plástica, coordenada pelo professor Jayme Farina Junior, realizou a cranioplastia, que consiste no fechamento da calota craniana e da pele que cobre a cabeça de cada uma das irmãs.
Allana e Mariah se recuperam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, onde recebem o carinho dos pais, Talita e Vinicius Cestari. Segundo os médicos, elas têm boas chances de terem uma vida normal após a separação.
Palavras-chave: gêmeas siamesas, separação, cirurgia, Ribeirão Preto
Meta descrição: As gêmeas siamesas Allana e Mariah foram separadas com sucesso após uma cirurgia de 25 horas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP).
As palavras-chave que eu usei no texto são: Faustão, transplante cardíaco, insuficiência cardíaca, Hospital Albert Einstein e fila única de transplantes.
A meta descrição que eu criei é: Apresentador Faustão está internado com insuficiência cardíaca e precisa de transplante cardíaco. Ele pede orações aos fãs em vídeo.