Corumbá (MS)- No último sábado (12), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Corumbá, colaborou com o evento “Dia D – Combate à Leishmaniose”, organizado pela prefeitura de Corumbá e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O evento aconteceu no Poliesportivo Nação Guató e contou com o apoio das Forças Armadas.
O objetivo do evento foi conscientizar a comunidade sobre a prevenção e o combate à Leishmaniose, uma doença grave que afeta humanos e animais. Para isso, foram realizadas diversas atividades educativas e recreativas, como:
- – Entretenimento infantil com pipoca e pula-pula;
- – Doações de animais pela ONG GAPA;
- – Atendimento veterinário gratuito;
- – Orientações da Polícia Civil sobre maus-tratos aos animais;
- – Distribuição de mudas de citronela, uma planta que repele mosquitos;
- – Apresentação de cães de faro do Exército e da Marinha.
Durante o evento, foram feitos 49 testes para detectar a Leishmaniose e aplicadas vacinas antirrábicas em 137 animais, sendo 6 gatos e 131 cães. A data, estabelecida pela Lei nº 12.604/2012, visa estimular ações educativas e preventivas, fomentar debates e eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, apoiar atividades de prevenção e combate organizadas pela sociedade civil e divulgar avanços técnicos e científicos no âmbito da prevenção e combate a essa doença.