Gaeco faz operação contra lavagem de dinheiro em contratos de obras em Campo Grande

No momento, você está visualizando Gaeco faz operação contra lavagem de dinheiro em contratos de obras em Campo Grande
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de junho de 2023

Campo Grande (MS)- O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, a operação ‘Cascalhos de Areia’, que mira uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro em contratos de obras de manutenção de vias não pavimentadas e locação de maquinário em Campo Grande.

Ao todo, são cumpridos 19 mandados de busca e apreensão na capital, entre eles na sede da empresa ALS, do empreiteiro André Luis dos Santos, o André Patrola, um dos principais alvos da ação.

Segundo o Ministério Público Estadual, a operação é resultado de uma investigação conduzida pela 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, com o apoio do GECOC (Grupo Especial de Combate à Corrupção). A apuração revelou que a organização criminosa praticava crimes de peculato, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, relativos a contratos para manutenção de vias não pavimentadas e locação de maquinário de veículos junto ao Município, que ultrapassam o valor de R$ 300 milhões de reais.

Os agentes do Gaeco contaram com o reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar para cumprir os mandados. Eles estiveram na sede da empresa ALS, localizada no Jardim Monumento, em Campo Grande, onde apreenderam documentos e computadores. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras) também foi alvo da operação e segundo divulgado pelo site Campo Grande News, agentes do Gaeco conversaram com o secretário municipal de Obras, Domingos Sahib Neto, mas nada foi levado.

A operação ‘Cascalhos de Areia’ tem como objetivo desarticular a organização criminosa e coletar provas para aprofundar as investigações. O nome da operação faz referência ao material utilizado nas obras contratadas pela Prefeitura.