A Câmara Municipal de Corumbá ampliou seu leque de atuação e vai atender a obra social Cidade Dom Bosco com emendas parlamentares, visando atender os projetos desenvolvidos pela organização não governamental integrada à Missão Salesiana, voltados à população carente.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 22, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, durante uma visita do diretor da Cidade Dom Bosco, padre Jair Marques de Araujo, que estava acompanhado por um grupo de jovens do Programa Adolescente Aprendiz.
Bira ressaltou que, a partir desse ano, a Câmara de Corumbá passou a destinar emendas parlamentes a instituições que desenvolvem atividades sociais na cidade, bem como à saúde. Enalteceu o trabalho da Cidade Dom Bosco e solicitou que a direção da obra social envie à Câmara, projetos que possam ser contemplados com emendas, inclusive coletivas, como já foi debatido com outras instituições, tema também lembrado pelo vereador Roberto Façanha.
Padre Jair agradeceu a sugestão e lembrou que a Cidade Dom Bosco tem “projetos todos estruturados”, e que “vamos fazer chegar a esta Casa de Leis, para que possa ser avaliado. Contamos sim com essa generosidade das emendas parlamentares de vossas excelências e assim podermos continuar sendo apoiados e desenvolvendo os nossos trabalhos”, ressaltou.
HISTÓRICO
O padre fez um relato das atividades desenvolvidas dentro da obra social fundada em 3 de abril de 1961, pelo padre esloveno Ernesto Sassida. Destacou a Escola Estadual Dom Bosco com 1.780 alunos, maior colégio da cidade e o segundo maior do Mato Grosso do Sul.
Destacou a importância da Cidade Dom Bosco cujo principal objetivo é “proporcionar a todos os seus atendidos, condições para o desenvolvimento integral, utilizando-se do sistema preventivo de Dom Bosco, nosso Santo fundador, desenvolvendo atividades socioeducativas”.
“Nessas atividades – continuou- nós procuramos atingir alguns objetivos específicos como despertar nos adolescentes e jovens, o espírito de liderança, o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e a preparação para a entrada do mundo do trabalho, e o respeito às adversidades além da educação formal em parceria com o Governo do Estado por meio da Escola Dom Bosco”.
A instituição proporciona ainda atividades lúdicas que favorecem a reflexão e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; a busca da reflexão crítica por meio das atividades socioeducativas procurando desenvolver o senso crítico dos adolescentes e também a percepção sobre a realidade das crianças, e, juntamente com as famílias dos adolescentes e crianças , procura desenvolver os vínculos comunitários e familiares fortalecendo a relação da criança, dos adolescentes e dos jovens com as suas famílias procurando acompanhar cada uma das famílias dos jovens confiados à instituição.
Além do Colégio Dom Bosco, a organização atende 420 crianças em tempo integral, por meio de projetos como o Programa Crianças e Adolescentes Felizes; Programa Adoção à Distância com os países da Espanha, Itália e Eslovênia; Programa Adolescente Aprendiz.
“Todos os programas seguem as diretrizes do serviço social e estamos com todos esses projetos credenciados no Conselho Municipal de Assistência social e no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente”, lembrou.