Procon-MS amplia fiscalização de preços em postos de combustível em Mato Grosso do Sul

Você está visualizando atualmente Procon-MS amplia fiscalização de preços em postos de combustível em Mato Grosso do Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de maio de 2023

Equipes do Procon-MS, ligado à Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor, estão intensificando a pesquisa e monitoramento dos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha em Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada em resposta à redução dos preços aplicada pela Petrobras nas refinarias, tanto para a gasolina e o diesel A, antes da mistura com etanol e biodiesel, quanto para o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Os agentes do Procon estão coletando dados na capital e no interior do estado, que serão comparados com os levantamentos de preços realizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) antes da redução dos preços. A iniciativa busca verificar se os estabelecimentos estão repassando devidamente a diminuição nos valores dos combustíveis para os consumidores.

O objetivo do Procon-MS é garantir a transparência e a proteção dos direitos dos consumidores, assegurando que os preços praticados estejam de acordo com as determinações e reduções estabelecidas pela Petrobras. Caso sejam identificadas irregularidades, as empresas poderão ser notificadas e, se necessário, poderão ser aplicadas as sanções previstas na legislação vigente.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Dúvidas e multas

Caso o consumidor tenha dúvidas sobre o cumprimento da redução, este pode recorrer aos canais de atendimento do Procon/MS pelo telefone 151 e formulário online no site www.procon.ms.gov.br. Todos os registros serão analisados e fiscalizados conforme a legislação vigente.

As penalidades administrativas de multa, quando aplicadas, são calculadas com base em critérios previstos no Decreto Estadual n° 15.647/2021. Estes incluem a gravidade da infração, circunstâncias agravantes como é o caso da reincidência, assim como o perfil da empresa. O valor mínimo aplicado, no caso de postos de combustível, inicia em 200 Uferms, o que hoje representa R$ 9.480.