Corumbá (MS)- Um terceiro indivíduo suspeito de ter participação em crimes de furto e receptação, morreu na manhã deste domingo, 30 de abril, durante um confronto armado com policiais do Batalhão de Operações Especiais, que atuam na região do Pantanal de Corumbá.
Segundo informações do Boletim de ocorrência, o homem identificado como João Paulo do Nascimento Ferreira, de 25 anos, teria reagido a abordagem policial nas proximidades da fazenda Novo Horizonte.
Os policiais seguiam em continuidade a operação em busca de criminosos que estariam escondidos na região desde a última segunda-feira (24). A guarnição foi informada por pessoas que passavam pela região que teriam avistado um indivíduo com características semelhantes as de um indivíduo foragido.
Os policiais seguiram até a região e verificaram a presença de rastros recentes que seguiam em direção a mata. A guarnição seguiu pelo caminho e visualizaram o suspeito.
Conforme relatos, o indivíduo estaria armado com uma pistola calibre 380 e ao visualizar a aproximação dos policiais, teria efetuado três disparos contra a guarnição. Um dos tiros teria, inclusive, acertado um dos policiais, porém, o projetil não transfixou o colete balístico.
O autor então foi neutralizado com um disparo efetuado pelos militares. Ainda com sinais vitais, segundo o boletim de ocorrência, João Paulo foi levado na própria viatura do Bope ate o pronto-socorro de Corumbá, mas conforme atestado médico, já chegou sem vida na unidade.
O comandante da operação se deslocou até a delegacia da Polícia Civil, como responsável pela polícia judiciária militar, determinou a apreensão do armamento utilizado pelo militar do BOPE, bem como apresentação das provas colhidas no local, como a arma utilizada pelo criminoso morto em confronto, e o colete balístico utilizado pelo militar em serviço.
Operação no Pantanal
Está foi a terceira morte registrada na região do Pantanal envolvendo confronto referente a intervenção policial.
Na última segunda-feira, policiais foram acionados após moradores de fazendas na região do pantanal, relatarem que três indivíduos suspeitos estariam em busca de ajuda para supostamente desatolar duas caminhonetes que ficaram presas em rotas secundárias.
Com a suspeita de se tratar de membros de um grupo criminoso responsável por furto e receptação de veículos que seriam encaminhados para serem vendidos na Bolívia, os policiais seguiram para o local onde avistaram o trio, que reagiu.
Dois indivíduos conseguiram fugir enquanto um elemento identificado como Christian Bastos de Oliveira, de 27 anos, morreu ao efetuar disparos contra guarnição que reagiu.
Nesta sexta-feira (29), policiais avistaram os dois foragidos e houve um novo confronto. Gian Carlos Amarillo do Nascimento, de 29 anos, foi morto ao reagir a abordagem, enquanto o comparsa conseguiu fugir mata a dentro.
As caminhonetes que seriam produtos de roubo/furto, foram recuperadas.