Corumbá (MS)- Em menos de 24 horas após a denúncia, a Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso (DAIJI), de Corumbá, identificou e qualificou uma mulher de 35 anos suspeita de divulgar fake news sobre uma falsa invasão em uma escola municipal da cidade.
Na última segunda-feira (11), a polícia recebeu a denúncia de que uma mulher havia postado em sua rede social “facebook” que um homem armado havia invadido a escola, provocando pânico e tumulto entre alunos e funcionários. O registro da ocorrência foi feito com base no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que prevê pena para quem provoca alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente.
Após a denúncia, a polícia iniciou diligências para localizar e ouvir a suspeita, que foi identificada na manhã seguinte. Em depoimento, ela confirmou ter postado o texto e manifestou arrependimento pelo ato.
A polícia alerta para os perigos da divulgação de informações falsas, que podem causar pânico e confusão entre a população. Além disso, a disseminação de fake news pode configurar crimes contra a honra, a segurança pública e a ordem democrática.