Corumbá perdeu 5,9 km² de território para a Bolívia com recálculo de fronteiras; aponta IBGE

Corumbá 245 anos
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de março de 2023

Corumbá teve uma perda de 5,9 km² de território para a Bolívia, em 2022, devido a um recálculo de fronteiras realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2021, o órgão apontou que Corumbá – o 11º maior município do País em tamanho -, possuía 64.438,363 km². No novo levantamento, referente ao ano de 2022, o município aparece com 64.432,450 km².

 No entanto, segundo especialistas, a mudança não deve trazer grandes mudanças na prática, já que se trata de um ajuste mais preciso do mapa brasileiro à atual forma.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

A área perdida está localizada na faixa fronteiriça do Brasil com a Bolívia, em Mato Grosso do Sul, mais especificamente no rio Paraguai. Em contrapartida, outras cidades brasileiras ganharam áreas com o recálculo.

O gerente de regularização fundiária e cartográfica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jadir Bocato, explica que os novos dados divulgados pelo IBGE são mais precisos e, por isso, refletem em ajustes no mapa do Brasil.

“O mapa anterior foi feito numa escala de 1 para 250 mil. Ou seja, cada quilômetro no mapa correspondia a 250 mil quilômetros no chão. O novo mapa usa uma escala muito mais precisa, de 1 para 100 mil, com isso amplia em 6 vezes mais o nível de visão. Um trecho do rio que parecia reto, aparece com curvas nessa nova escala, e isso vai refletir na área”, explicou.

mapa recálculo de fronteiras
Mapa de Mato Grosso do Sul; linha pontilhada representa fronteiras e linha azul é o Rio Paraguai. (Arte: Thiago Mendes)

Cinco cidades do Acre fazem fronteira com a Bolívia, mas nenhuma teve mudança; nove de Rondônia e cinco de Mato Grosso.

Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) ganhou 41,03 km², Porto Esperidião ganhou 3,2 km² e Comodoro (MT) ganhou 0,04 km². São Francisco do Guaporé (TO) perdeu 11,17 km² e Cáceres perdeu 42,97 km².

Em todo o país, o território cresceu 72 km² com o recálculo de fronteiras, devido a novos delineamentos em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com isso, o total da área do País foi ajustado para 8.510.417,771 km².