Segundo a pesquisa Ipec divulgada neste domingo (19/3), pelo jornal O Globo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é avaliado como ótimo ou bom por 41% dos brasileiros. Os que classificam a gestão como regular chegam a 30%. Já para 24% o início do mandato do petista é considerado ruim ou péssimo.
O índice supera o registrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em março de 2019, quando o governo foi avaliado como bom ou ótimo por 34% dos brasileiros. A aprovação do Lula também ultrapassa a da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no início do segundo mandato, em 2015, quando a petista marcou 12%.
Entretanto, a avaliação do terceiro mandato de Lula como ótimo ou bom é inferior as das gestões petistas anteriores. Em 2003, o presidente tinha 51% de avaliações positivas e em 2007, 47%. Já Dilma, na primeira gestão, chegou a 56%.
Recorte por região e religião
De acordo com a pesquisa, Lula tem maior aprovação positiva no Nordeste, com 53% considerando a gestão como ótima ou boa. O dado coincide com o resultado eleitoral. Na disputa contra o ex-presidente Bolsonaro, o petista conquistou 69,34% dos votos válidos na região. Já a maior taxa de rejeição ao governo está no Centro-Oeste e no Norte, com 31% de reprovação.
Entre os evangélicos, o mandato do presidente é avaliado como ótimo ou bom por 31%, como regular por 32% e ruim ou péssimo também por 32%. Já entre os católicos, 45% aprovam o governo e 21% desaprovam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março, com 2 mil pessoas entrevistadas em 128 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.