Corumbá (MS)- A Polícia Federal confirmou a prisão de uma pessoa na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro, durante a realização da Operação Conexão Corumbá, deflagrada com o objetivo de desarticular um provável esquema de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma casa localizada no bairro Popular Velha, parte alta da cidade, os policiais encontraram cerca de R$ 250 mil reais em espécie, divididos em notas de bolivianos, reais, e dólares americanos.
Segundo informações da Polícia Federal, também foram apreendidas 80 moedas colecionáveis de 1 real, e uma pessoa presa em flagrante por posse ilegal de 10 munições, e tráfico de fósseis, sendo apreendidos 7 fósseis e 5 pedras de mineração que deverão ser periciadas.
Esquema
As investigações apontaram que a quadrilha mantinha um complexo esquema de operação que contava com a participação de pessoas em diversas regiões do país. Eles operavam a partir de saquem em dinheiro realizados em agências bancárias de Corumbá e que posteriormente eram enviadas para Bolívia de forma ilegal.
As investigações iniciaram-se em 2017 com a apreensão de 60 mil reais em espécie, não declarados, em posse de um casal que atravessava a Bolívia a bordo de um táxi.
No decorrer das investigações constatou-se que o grupo criminoso movimentou aproximadamente 150 milhões de reais na região de fronteira Corumbá – Bolívia, durante o período investigado.
Nesta data, com o objetivo de aprofundar as investigações, foram cumpridos 04 (quatro) mandados de busca e apreensão, sendo um em Corumbá/MS, dois em Palmas/TO e um em Goiânia/GO.
Apreensões
Em corumbá: $ 21.720,00 bolivianos, U$$ 39.412,00 dólares, R$ 38.000,00 reais, 80 moedas de 1 real colecionáveis, ainda foi preso em flagrante uma pessoa por posse de munições e tráfico de fósseis, apreendido ainda 7 fósseis, 5 pedras de mineração, 10 munições.