A demanda por resolução de problemas na região do Pantanal e a necessidade de inovação ser aplicada para auxiliar empresas e organizações governamentais e não governamentais são questões que podem gerar oportunidades para jovens. Para abordar como esse cenário está sendo apresentado, o Head de Inovação do Sebrae/MS, Adelino Marques, faz palestra nesta quarta-feira (5), às 19h, pelo Youtube. O link da transmissão de uma hora é o https://youtu.be/hTzR_UhvzgM.
O bate-papo é organizado pelo Ecossistema de Inovação Local de Corumbá, instância de governança que reúne diferentes setores do poder público e da iniciativa privada, além de instituições de ensino e entidades do Sistema S, como o Sebrae. Na Capital do Pantanal, essa instância de governança está desenvolvendo atividades alinhadas com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae. Para essa palestra online, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Corumbá, também tem atuação.
Essa palestra do Head de Inovação do Sebrae/MS integra a Semana de Ciência e Tecnologia 2022 do IFMS. A programação completa está em https://suap.ifms.edu.br/eventos/inscricao_publica/46/.
Adelino Marques trabalha com empreendedorismo desde 2008, é graduado em administração e possui MBA em Inovação e Gestão 4.0. No Sebrae/MS, ele atua diretamente no relacionamento com startups e está ligado ao Tereré Hub, que foi montado em Dourados. “Atualmente sou gestor do programa de ecossistemas de inovação na região Sul do Estado e estamos atuando diretamente para fazer a aceleração de negócios e carreiras da nova economia”, disse Adelino Marques.
O tema da inovação e mercado de trabalho está sendo trabalhado com estudantes do ensino médio de Corumbá a partir de ações do Ecossistema de Inovação Local. Nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro Sebrae Pantanal, 100 alunos da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil participaram da palestra Talk – Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Trabalho, ministrada por professores doutores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Pantanal, para apresentar oportunidades de formação e trabalho.
Analista do Sebrae/MS, Felipe Mendes ressaltou que as atividades ligadas à inovação na região do Pantanal procuram despertar o interesse de adolescentes pelo empreendedorismo a partir de iniciativas inovadoras. “Esses estudantes têm contato o tempo todo com a tecnologia e eles podem observar o que há de necessidades ao redor deles e buscar o conhecimento para atuar diretamente nessas questões. Eles podem transformar o local onde vivem”, identifica.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.