Corumbá (MS)- O comando da Operação Pantanal 2022, informou neste domingo, 28 de agosto, que o efetivo disponibilizado para as ações de combate e prevenção dos incêndios florestais no Pantanal Sul-Mato-Grossense, foi renovado.
Atualmente, 84 militares estão distribuídos em equipes em diversas regiões estratégicas e a pronto emprego para atuarem no combate aos incêndios florestais. A Operação conta com guarnições trabalhando na orientação e prevenção aos proprietários rurais nos municípios de Corumbá, Porto Murtinho, Coxim e Aquidauana.
O Sistema de Comando de Incidente (SCI) da Operação Pantanal está monitorando o eventual surgimento e evolução dos focos de calor, 24h por dia, e organizando a equipe e os materiais para intervenção, caso necessário.
No sábado (26), os militares do Corpo de Bombeiros estiveram na região conhecida como “Ilha do Nabileque”, situada ao sul do município de Corumbá, onde atuaram para extinguir incêndio em vegetação próxima às margens do Rio Paraguai.
Seguindo informações repassadas pelo posto de Comando com base em imagens capturadas por satélites, os militares prontamente iniciaram o combate às chamas que ameaçavam se alastrar para outros pontos em local de difícil acesso e, após controlarem o foco, promoveram ações de checagem de eventual risco de reignição.