Carreata percorre as ruas de Corumbá em protesto por melhorias na Saúde municipal

Você está visualizando atualmente Carreata percorre as ruas de Corumbá em protesto por melhorias na Saúde municipal
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de agosto de 2022

Corumbá (MS)- Insatisfeitos com a atual precariedade da saúde municipal em Corumbá, a população organizou na tarde deste sábado, 27 de agosto, uma carreata pelas ruas da cidade, reivindicando melhorias no atendimento, especialmente ao que é ofertado para população no pronto-socorro e Santa Casa.

Uma série de acontecimentos, entre eles, a morte de um bebê de apenas dois meses de idade, deixado agonizando no corredor do pronto-socorro sem atendimento, foi o estopim para uma enxurrada de reclamações por parte da população que não se conforma com a maneira que o poder executivo municipal vem administrando os recursos públicos na saúde.

Falta de médicos especialistas, plantonistas no Pronto-Socorro e na Unidade de Pronto Atendimento, além da falta de medicamentos e demora excessiva para marcação de exames médicos, estiveram entre as reinvindicações.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

O ato se concentrou na rua atrás do ginásio Poliesportivo localizado na Avenida Porto Carrero e percorreu as principais ruas do centro da cidade e seguiu em direção a parte alta. Um carro de som acompanhou o percurso e os organizadores se revezaram no pedido por uma saúde mais digna e humanizada.

No final de julho, uma passeata pelas ruas da cidade marcou a manifestação com pedidos de justiça pela morte do pequeno Ravi.

carreata1
Mãe do pequeno Ravi participou da carreata e cobrou justiça pela morte do filho

A criança de apenas dois meses de idade, morreu, segundo a denúncia da mãe, por negligência médica, já que o bebê foi abandonado em uma maca no corredor do pronto-socorro, agonizando sem ar, enquanto esperava por atendimento médico.

A morte comoveu a população que há tempos sofre com a precariedade da saúde no município.

Mãe do pequeno Ravi participou da carreata e questionou a falta de atendimento especializado e cobrou, justiça pela morte de seu filho.

“Até quando mães vão sair dessa maternidade sem nossos filhos nos braços, até quando nós mães vamos conviver com o sonho de ter um filho e junto com ele o medo de não ter nosso filho no colo? Eu tive a sorte de sair da maternidade com o meu bebe no colo, mas por negligência médica eu convivi com meu filho apenas dois meses! Ta na hora mulheres, ta na hora pais, povo corumbaense de acordar”, enfatizou.

Uma auditoria, realizada a pedido do Ministério Público Estadual e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde, relatou uma série de irregularidades cometidas pela junta administrativa indicada pelo Prefeito Marcelo Iunes para administrar a Santa Casa de Corumbá.

Entre as supostas irregularidades, o mal uso de recursos públicos para aquisição de equipamentos tecnológicos para uso pessoal, pagamento de serviços não realizados e superfaturamento, além da contratação de mão de obra em larga escala, com indícios de que a unidade tenha servido como um cabide de empregos para atual administração.