Corumbá (MS)- A morte de mais uma onça-pintada, encontrada sem vida no dia 04 de julho, boiando nas águas do Rio Paraguai, próximo a Ladário, motivou a realização da Operação “Canguço”, desencadeada pela Polícia Federal de Corumbá nesta segunda-feira, 18 de julho.
De acordo com informações, o objetivo foi dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.
As diligências foram cumpridas na área urbana de Ladário, em investigação que apura a prática do crime de caça ilegal. Não houve prisões, e o material apreendido passará por perícia para que seja individualizada a autoria do crime apurado.
O nome da operação faz referência ao termo em Tupi-Guarani “akangu’su”, designação da ‘onça-pintada’, formado de a’kanga ‘cabeça’ e a’su ou u’su ‘grande’.
O caso
O corpo de uma onça-pintada, já em estado de decomposição, foi encontrado nesta segunda-feira, 04 de julho, boiando nas águas do Rio Paraguai em Ladário. O animal foi visto por um piloteiro que passava pela região e acionou a PMA.
O laudo sobre a causa da morte ainda não foi divulgado, porém informações preliminares apontam que a morte da onça-pintada foi provocada por ação humana, já que foi verificado, além de diversas escoriações no corpo do animal, uma perfuração similar a de um disparo de arma de fogo na cabeça.
Denuncie
A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9202 8240.
Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.