Corumbá (MS)- Boletim informativo divulgado pela Santa Casa de Corumbá nesta terça-feira, 31 de maio, diz ser “pouco provável” que a patologia que acomete um adolescente boliviano de 16 anos, internado na unidade, seja de fato, provocada pelo vírus Monkeypox, popularmente conhecido como “varíola dos macacos”.
O paciente, conforme divulgado na nota, teria sido avaliado por dois profissionais médicos, um infectologista e um dermatologista que acreditam ser mais provável, um diagnóstico de que é uma reação adversa a medicamentos; ou para psoríase pustulosa, que é doença dermatológica caracterizada por múltiplas lesões de pele.
A suspeita do caso foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde após o Município de Corumbá comunicar o caso à vigilância sanitária em um paciente de 16 anos, morador de Puerto Quijarro na Bolívia e que procurou atendimento médico na unidade.
“De acordo com o histórico clínico do paciente, bem como as características das lesões, a equipe de profissionais médicos da Santa Casa de Corumbá acredita ser pouco provável a infecção pelo referido vírus”, cita trecho da nota.
Apesar dos sintomas, segundo as considerações dos profissionais médicos apontarem para um quadro clínico diferente da varíola, a Santa Casa afirma que o paciente permanece internado em isolamento, mantido em tratamento intensivo e mediante a conduta terapêutica adequada ao caso que segue sob investigação.