A Seleção Brasileira está convocada para as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (11/3), o técnico Tite anunciou os 25 nomes que estarão à disposição para os confrontos diante de Chile e Bolívia, pela 17ª e 18ª rodadas. Na lista divulgada, os destaques ficaram por contas do retorno do volante Arthur, da Juventus, da presença do jovem atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, além da volta de Neymar, recuperado de lesão.
A primeira exibição verde-amarela após a goleada por 4 x 0 sobre o Paraguai, em 1º de fevereiro, no Mineirão será diante da seleção chilena, em 24 de março, às 20h30. Antes agendado para a Arena Fonte Nova, em Salvador, o duelo foi transferido para o Maracanã, que passou por reforma no gramado, adotando o piso do tipo híbrido. Os adversários ocupam a 6ª colocação na tabela e ainda brigam por vaga direta ao Mundial do Catar.
Antes do anúncio de Tite, o coordenador da Seleção, Juninho Paulista falou sobre a escolha da base de treinos e sobre a concentração na delegação no Catar. “Dentro das opções e naquilo que planejamos, essa foi a que mais se encaixou. O que se destacou é a condição do gramado, que é um critério extremamente importante para nós”, ressaltou.
O coordenador verde-amarelo apresentou um projeto que visa observar possíveis adversários europeus durante a Copa do Mundo. A CBF enviará profissionais para acompanhar os confrontos da repescagem europeia. “Já que estamos podados de jogar contra equipes europeias, é importante o quanto a gente tiver de informações dessas equipes, principalmente as potências que podem nos confrontar na primeira fase”, justificou. “Estamos convocando quatro profissionais, duas duplas de observadores”, complementou.
Hoje, o Brasil é o líder invicto e isolado das Eliminatórias, com 35 pontos. Na caminhada até aqui, o escrete canarinho coleciona 12 vitórias e três empates. Após a partida contra a Bolívia, no encerramento da competição, Tite e seus comandados terão, pelo menos, mais quatro compromissos. Um deles, o clássico contra a Argentina, interrompido em setembro por agentes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O novo duelo, porém, ainda não tem data e local definido. Já a possibilidade de amistoso contra a Inglaterra, em junho, foi descartada pelo desgaste dos ingleses, com quatro jogos marcados para o período.
Convocados
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)
» Laterais
Dani Alves (Barcelona)
Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Alex Telles (Manchester United)
» Zagueiros
Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Thiago Silva (Chelsea)
» Volantes
Arthur (Juventus)
Bruno Guimarães (Lyon)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
» Meias
Lucas Paquetá (Lyon)
Philippe Coutinho (Aston Villa)
» Atacantes
Antony (Ajax)
Gabriel Martinelli| (Arsenal)
Neymar (Paris Saint-Germain)
Rafinha (Leeds United)
Richarlison (Everton)
Rodrygo (Real Madrid)
Vinícius Júnior (Real Madrid)