Corumbá (MS)- Uma das mais tradicionais iguarias culinárias apreciadas em Corumbá, terá neste domingo, 14 de novembro, um evento todo dedicado a ela.
Após o sucesso da sua primeira edição realizada em 2019, o Saltenha Fest retorna neste final de semana com a participação de 14 santenharias e saltenheiros.
De origem boliviana, a especiaria do país andino caiu nas graças dos corumbaenses e se tornou um dos salgados mais apreciados na cidade.
De acordo com Arturo Ardaya, organizador do evento, em 2020 o Saltenha Fest não foi realizado por conta da pandemia, e retorna em 2021 com muitas novidades e atrações.
Além da Saltenha, apresentada no evento nas versões e adaptações de cada saltenheiro, a festividade é uma oportunidade de confraternização entre brasileiros e bolivianos que vivem na região de fronteira e compartilham os ritmos musicais, danças, tradições e a culinária, que transforma a região em uma grande diversificação cultural.
A animação da festa ficará por conta da apresentação do Grupo boliviano Sombra das Américas tocando Cumbia, Bachatas e Merengue.
“Será um momento de confraternização cultural, uma retomada e uma celebração de algo que passou a ser parte da nossa cultura gastronômica”, afirmou Arturo Ardaya.
O evento está programado para começar às 14 horas no Porto Geral de Corumbá.
Vereador propõe criação do Dia Municipal da Saltenha
Originária da Bolívia, a Saltenha se tornou uma tradição em Corumbá e faz parte da cultura gastronômica local, apreciada inclusive pelos turistas que visitam à cidade. E para perpetuar essa iguaria, o vereador Nelsinho Dib apresentou um Projeto de Lei na sessão de ontem, segunda-feira (08), que institui o Dia Municipal da Saltenha, a ser celebrado sempre em 10 de novembro.
A apresentação da proposta foi presenciada inclusive por uma pessoa marcante na cidade, quando se fala em Saltenha: Arturo Ardaya. Ele, inclusive, está organizando um evento para o próximo domingo (14), no Porto Geral, o Saltenha Fest, que contará com 15 barracas, além de show musical com a banda Internacional Sombras D’América.
A escolha do 10 de novembro para comemorar essa iguaria em solo corumbaense, se deve justamente ao fato de que, nesta data, a Bolívia comemora o Dia da Saltenha que caiu no gosto dos corumbaenses e virou tradição, absorvido na Cultura Gastronômica local.
Aturo lembra que é “o salgado típica mais vendido e consumido em nossa região, nas padarias, lanchonetes, saltenharias, ambulantes e muitos outros. Muitas famílias vendem em frente de suas casas para seu sustento”, lembrou.
Segundo estudos, a origem vem de Potosí, cidade centenária mineira do altiplano boliviano, que fez da Saltenha, um Patrimônio Imaterial Cultural e no dia do seu aniversário 10 de novembro, comemora o Dia Mundial da Saltenha, apoiado pela Coca-Cola.
Tudo isso fez Nelsinho Dib apresentar Projeto de Lei para que o Poder Público Municipal inclua em seu calendário cultural, o Dia Municipal da Saltenha, como forma de festejar essa iguaria tão degustada em toda a região pantaneira.