Campo Grande (MS)- Durante a Sessão Legislativa desta terça-feira (9), o deputado Estadual Eduardo Rocha (MDB), confirmou que está de saída do poder legislativo, para assumir um cargo de confiança no governo do estado.
Ainda sem definição de qual seria o posto a ser conduzido pelo parlamentar, Eduardo Rocha, confirmou que irá assumir a interlocução entre o poder executivo e outros órgãos dentro da pasta da Secretaria de Governo ou Casa Civil.
O deputado confirmou que a posse deve ocorrer já nas próximas semanas.
“Vou fazer parte do trabalho institucional com a Alems e os outros poderes”, disse o deputado, que afirmou ter sido convidado após anunciar publicamente que não disputaria as próximas eleições e informou o MDB sobre sua decisão.
“Saindo da reunião com o governador, estive com meu partido, falei com o presidente Junior Mochi, falei com o ex-governador André Puccinelli e ponderei sobre esse convite”, completou.
O presidente da Alems, deputado Paulo Corrêa (PSBD), agradeceu pelos serviços prestados por Eduardo Rocha até aqui e desejou boa sorte com as novas atribuições.
“É muito importante para Alems, em um posto tão avançado como este, ter um soldado para nos representar. Com certeza podemos contar com a sua colaboração, com o seu respeito que sempre teve por todos, e também com certeza pode contar com a gente”, disse Corrêa. Os demais deputados presentes na sessão também prestaram homenagens ao colega.
Eleito em 2018, Eduardo Rocha recebeu 22.347 e foi o 14º deputado estadual mais votado de MS e será substituído pelo deputado Paulo Duarte, primeiro suplente do MDB. Rocha é o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, cargo da Mesa Diretora que ficará vago. Assim, o regimento interno prevê que seja realizada uma nova eleição do cargo, dentro de cinco sessões ordinárias subsequentes à declaração.
Vagas ocupadas
Tanto a Segov quanto a Casa Civil, para onde Eduardo Rocha irá seguir, já estão ocupadas. Na Segov, Flávio César é titular interino desde julho deste ano. Na Casa Civil, Sérgio de Paula foi nomeado em maio. A equipe do Jornal Midiamax entrou em contato com ambos, para saber como vai ficar a definição dos cargos após anúncio de Rocha, mas até o fechamento desta edição ambos não se posicionaram.
Suplente
Primeiro suplente direto a ocupar o cargo deixado por Eduardo Rocha, o ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, deverá ser mais um representante da região pantaneira a assumir o cargo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Região que por muitos anos não conseguiu eleger representantes, agora terá dois parlamentares eleitos principalmente através dos votos conquistados nas cidades de Corumbá e Ladário.
Paulo Duarte irá se juntar ao deputado progressista Evander Vendramini que na última eleição conquistou uma vaga direta e exerce seu primeiro mandato como deputado em MS.