Pesquisa realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) revelou que pelo menos 249 cidades brasileiras já possuem ativo o passaporte da vacina, ou seja, exigência de comprovante de vacinação para acesso a espaços e eventos coletivos.
Em Mato Grosso do Sul, o assunto ainda rende discussão e na Capital, nesta segunda-feira (27), audiência pública que debateria o assunto foi encerrada por confusão gerada após fala do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, que defende o passaporte.
O levantamento feito pela Confederação não revela os municípios que já aplicam a exigência em forma de lei. O total de 249 municípios brasileiros representa 10,1% das cidades do país.
“Em 10,1% dos municípios já foi editado decreto com a obrigatoriedade da vacinação para frequentar espaços coletivos públicos. Segundo 88,1%, ainda não foram editadas normas nesse sentido”, conclui a pesquisa.
Confira aqui o relatório do avanço da vacinação no Brasil.
Como a entidade congrega mais de 5 mil municípios, o presidente Paulo Ziulkoski avalia que o número seja maior. A Região Norte é a que tem mais cidades que exigem passaporte de vacinação (20,7%). O Sudeste, a que tem menos (6,6%). A confederação não detalhou a proporção de municípios no Centro-Oeste.