Governador autoriza nesta terça-feira, construção de estrada em Porto Esperança

Você está visualizando atualmente Governador autoriza nesta terça-feira, construção de estrada em Porto Esperança
Nova estrada terá pista acima do nível histórico das cheias neste trecho do Pantanal, entre a BR-262 e a comunidade ribeirinha
  • Autor do post:
  • Post publicado:10 de agosto de 2021

Cerca de 130 ribeirinhos que vivem no distrito de Porto Esperança, na beira do Rio Paraguai, em Corumbá, vão sair do isolamento, graças a uma nova rodovia. A assinatura da ordem de início da obra de implantação será feita nesta terça-feira (10), às 14h, pelo governador Reinaldo Azambuja.

Com extensão de 11,233 quilômetros, partindo do distrito até o trevo da BR-262, a obra de R$ 13,276 milhões será feita com recursos do Governo do Estado.

A comunidade surgiu em 1912 com a chegada da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB) e, em 1950, chegou a ter 1.174 habitantes. Só que com a desativação do transporte de passageiros, em 1995, ela foi sendo esvaziada. Hoje, os ribeirinhos convivem com as dificuldades de transporte, que é feito somente pelo rio.

Ainda no mesmo evento, o governador inaugura a Estação de Tratamento de Água, que irá levar mais saúde para todos os moradores da comunidade.

agua porto esperanca1
Estação de Tratamento de Água já está em funcionamento e atende aos moradores da região

Fim do Isolamento

O movimento em prol da construção de uma via alternativa de acesso para comunidade, começou a ganhar corpo em 2012, quando o então vereador Evander Vendramini, atualmente Deputado Estadual pelo Progressistas, passou a defender que a ampliação do acesso ao distrito, favoreceria aos moradores, concedendo maior amplitude no acesso a serviços básicos, como também traria uma ampliação do turismo e movimentação econômica na região.

Quase uma década depois, o sonho da comunidade está prestes a se tornar realidade. Já licitada e com empresa contratada, a estrada que irá ligar o centro comunitário do distrito à BR-262 deve ter as obras iniciadas ainda no mês de agosto.

O acesso irá reduzir não só o tempo de viagem à comunidade como principalmente o custo, hoje estipulado em aproximadamente R$ 120 reais por pessoa. O trajeto em tempo de cheia é realizado apenas por meio fluvial até a ponte sobre o Rio Paraguai e posteriormente por via terrestre.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular