Corumbá (MS)- O aparecimento de dois grandes focos de incêndios no Pantanal de Corumbá, mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, que já traçam as estratégias de combate em uma região de difícil acesso. A área e conhecida como Formiga, no pantanal em Corumbá.
Segundo dados do Sistema de Monitoramento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) os dois focos estão no nordeste da área urbana de Corumbá e Ladário, próximos ao Paraguai Mirim, caminhando de Leste para o Oeste, às margens do Rio Paraguai.
De acordo com o analista ambiental do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Alexandre Pereira, as equipes ainda não entraram em efetivo exercício, pois estão se organizando para entrar em campo para que até sexta-feira a operação de combate seja iniciada na região.
“As condições climáticas estão semelhantes com as do ano passado. Portanto, se analisarmos por esse ângulo, podemos prever que os incêndios florestais este ano podem ocorrer na mesma intensidade, mas depende muito do comportamento humano”, explica o analista ambiental.
Para fortalecer os combates neste ano, o Prevfogo deve receber uma embarcação construída especificamente para combates florestais, promovendo uma maior agilidade nas operações. Além disso, o contingente de trabalho também foi ampliado.
“Todo incêndio começa com alguém ‘riscando um fósforo’. Se as pessoas se conscientizaram com o problema do ano passado, a situação pode ser menos complicada que a do ano passado. Esperamos que a população tenha se sensibilizado com o que aconteceu, e também com as campanhas promovidas sobre o combate a incêndios florestais”, conclui Alexandre.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul informou que o contato com as equipes no local, para a atualização da situação na região, é difícil, tendo em vista a falta de sinal de celular e internet.
*Com informações Correio do Estado