A Conmebol, anunciou nesta segunda-feira (31), que o Brasil será a nova sede da Copa América 2021 que será realizada de 11 de junho a 10 de julho.
O anuncio foi feito na manhã desta segunda-feira (31), após a suspensão do evento anunciado no dia anterior a suspensão do evento que seria inicialmente disputado na Argentina e na Colômbia.
A Colômbia já havia sido descartada em decorrência da instabilidade que atravessa devido a ameaça de protestos impedirem a realização de jogos no país. Já neste domingo, diante da escalada do número de casos positivos para Covid-19 na Argentina, o ministro do Interior, Wado de Pedro, disse no domingo que organizar o torneio seria inviável, principalmente em Mendoza, Córdoba, Buenos Aires, Tucumán e Santa Fé. A Argentina tem cerca de 45 milhões de habitantes, e registrou até agora mais de 3,6 milhões de casos, com mais de 76 mil mortes.
A decisão de transferir os jogos para o Brasil se deu após reunião emergencial e consulta ao governo brasileiro. Segundo informações, pesou a favor do Brasil o fato de ter estádios construídos para sediar a Copa do Mundo que estariam “ociosos” e prontos para realização de jogos.
Cidades-sedes e a tabela de jogos serão anunciadas “nas próximas horas”. No entanto, informações extraoficiais dão conta de que a Conmebol deseja fazer a final no Rio de Janeiro, no Maracanã.
¡La CONMEBOL @CopaAmerica 2021 se jugará en Brasil! Las fechas de inicio y finalización del torneo están confirmadas. Las sedes y el fixture serán informados por la CONMEBOL en las próximas horas. ¡El torneo de selecciones más antiguo del mundo hará vibrar a todo el continente!
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) May 31, 2021