Tempestades com granizo e rajadas acima de 80 km/h podem atingir MS nesta terça
Mato Grosso do Sul pode registrar tempestades isoladas com raios, granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h entre a tarde e a noite desta terça-feira (29). Segundo o Cemtec, a mudança ocorre depois de mais um período de calor intenso, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar entre 15% e 30% em diferentes regiões.
Durante boa parte do dia, a previsão ainda indica sol e variação de nebulosidade. O aumento das nuvens deve ocorrer com o avanço de uma área de baixa pressão, combinado ao transporte de calor e umidade, condição que favorece a formação das áreas de chuva.
O Cemtec aponta possibilidade de tempestades mais intensas de forma localizada. Os ventos devem soprar principalmente das direções norte e noroeste, com velocidades entre 60 km/h e 70 km/h, mas algumas rajadas podem ultrapassar 80 km/h.
Antes da chegada da instabilidade, o calor permanece forte. Conforme a previsão do Inmet, Corumbá pode alcançar 43°C, enquanto Aquidauana e Porto Murtinho têm máxima prevista de 42°C. Bonito pode chegar a 41°C e Campo Grande, a 39°C.
Em outras regiões, as máximas previstas são de 39°C em Sonora; 38°C em Água Clara, Rio Brilhante e Ribas do Rio Pardo; 37°C em Três Lagoas, Paranaíba, Dourados e São Gabriel do Oeste; 36°C em Ponta Porã; 35°C em Vicentina; e 34°C em Tacuru.
Inmet coloca 27 municípios em alerta
Além da instabilidade prevista para esta terça-feira, o Inmet emitiu aviso de tempestade com início à meia-noite de quarta-feira (30). O alerta prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulado de até 50 milímetros no dia, além de ventos entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de granizo.
O instituto classifica como baixo o risco de interrupções no fornecimento de energia, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O aviso inclui Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
