Pequim (CHN)- Profissionais médicos chineses passaram a recomendar o uso de testes retais para detecção da Covid-19 em pacientes de risco e ainda em viajantes que chegam no país vindo do exterior.
A China vem conseguindo conter o avanço da pandemia com a realização de testes em massa e ainda o fechamento de locais onde existe uma maior concentração de novos casos da doença.
Nas últimas semanas, alguns pontos de elevação de casos motivaram as autoridades de saúde locais, a realizarem testes PCR, até então mais comuns em todo mundo, com amostras patológicas retiradas geralmente do nariz e garganta.
No entanto, moradores de alguns bairros em Pequim, estariam sendo submetidos a realização de testes por via retal, conforme divulgação da emissora pública de TV.
O mesmo procedimento tem sido imposto a pessoas em quarentena obrigatória que são encaminhadas a hotéis, incluindo viajantes estrangeiros que chegam no país.
O médico Li Tongzeng, do hospital You’an em Pequim, afirmou à CCTV que o teste retal “aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas” porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.
Ainda conforme a TV estatal, a falta de praticidade para a aplicação do teste é um dos motivos para que o mesmo não seja feito de forma generalizada, dada a sua maior eficácia.
“Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos”, afirmou Tongzeng.