Prefeitura abre Semana da 1ª Infância para integrar políticas públicas

news 197757 1787583681

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, abriu na segunda-feira, 24 de agosto, a Semana da Primeira Infância, voltada ao fortalecimento das políticas públicas dirigidas a crianças de 0 a 6 anos. A solenidade aconteceu no Auditório da Prefeitura e reuniu gestores, servidores públicos e representantes da rede de proteção à infância.

O principal objetivo da programação é ampliar a integração entre as diferentes áreas responsáveis pela promoção, proteção e garantia dos direitos das crianças, com ênfase na atuação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

O município conta com o Plano Municipal pela Primeira Infância PMPI que reúne ações destinadas a assegurar direitos das crianças e a orientar políticas públicas até 2035, informação destacada pela gestão municipal durante a abertura.

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, ressaltou a existência do PMPI e a prioridade do tema para a administração.

“Investir na primeira infância é investir no futuro, mas, acima de tudo, é garantir que nossas crianças tenham um presente com dignidade, cuidado e oportunidades. Esse é um compromisso que queremos fortalecer todos os dias: uma Corumbá que cuide das suas crianças e das suas famílias”

Dr. Gabriel também anunciou que o acompanhamento e o monitoramento das ações previstas no plano terão atenção direta do Gabinete do Prefeito, medida que, segundo a administração, reforça a importância estratégica da primeira infância para os rumos da cidade.

“Precisamos ter resultados. É na infância que vamos poder ter uma cidade muito melhor, mais organizada e cidadãos diferenciados. Não adianta ficarmos apenas falando e discursando. Temos que colocar em prática o conhecimento que cada um de vocês tem e que pode ajudar a cidade a avançar cada vez mais”

Trabalho integrado

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ramos de Ohara, enfatizou que a Semana deve servir como um momento de reflexão e de alteração na forma como o poder público atua, visando respostas articuladas e contínuas frente aos desafios da infância.

“Falar da infância é falar da nossa vida. Todos nós passamos por etapas e, em cada uma delas, precisamos de cuidado, proteção, oportunidades e, principalmente, de uma rede que não permita que ninguém caminhe sozinho”

Alexandre alertou que certos indicadores relativos à infância ainda preocupam o município e que a melhoria desses resultados exige trabalho permanente e articulação entre serviços. Uma das estratégias apresentadas durante a abertura foi a construção de uma mandala da rede de proteção, envolvendo diferentes setores para simbolizar a integração entre Assistência Social, Saúde, Educação, família, comunidade e demais atores.

“A rede de proteção não é apenas estar no mesmo território. É construir comunicação, confiança, fluxo e responsabilidade compartilhada. Precisamos mudar uma cultura: essa criança não é da Assistência, não é da Saúde e não é da Educação. Essa criança é nossa”

Para o secretário, a resposta a situações de vulnerabilidade precisa ser construída em conjunto tendo em vista o longo prazo e a formação de cidadãos que contribuirão com a cidade no futuro.

“A infância passa, e passa rápido. A criança que hoje está nos nossos serviços será amanhã o adolescente, o jovem, o trabalhador, o pai e o cidadão que participará da construção da nossa cidade. Uma infância bem cuidada é o primeiro passo para uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária”

Responsabilidade de todos

A secretária municipal de Educação, Elizama Medina de Ávila, afirmou que tratar da primeira infância é assumir responsabilidades no presente que impactam o futuro e destacou o papel dos profissionais que atuam diretamente com crianças.

“Para que possamos cuidar integralmente das nossas crianças, precisamos fortalecer essa intersetorialidade entre Saúde, Educação e Assistência. Todos nós somos tão responsáveis quanto quem está nas lideranças e nas cadeiras de decisão”

Elizama defendeu a ampliação do conhecimento e da preparação dos profissionais para que casos de vulnerabilidade não sejam simplesmente transferidos entre áreas, mas tratados de forma coordenada.

“Precisamos aprender a fortalecer as redes de proteção e entender que a primeira infância é uma responsabilidade de todos nós”

A secretária municipal de Saúde, Tatiane da Silva Santos Mattos, ressaltou a necessidade de integrar as três secretarias e lembrou que o cuidado com a primeira infância começa já na gestação, no conceito conhecido como zero ano.

“Quando uma criança nasce, isso envolve a Saúde. Quando ela não consegue acesso a algo, também envolve a Saúde. Nós reconhecemos nossas fragilidades e estamos dispostos a unir forças para enfrentá-las”

Tatiane explicou que a atuação da Saúde deve se articular com os demais serviços da rede para que sinais identificados pelos profissionais sejam encaminhados e solucionados e defendeu ações de promoção, prevenção e identificação precoce.

“Quando uma gestante é bem orientada, realiza seu pré-natal e faz sua imunização, ela já está trabalhando a primeira infância. Essa criança vai nascer com mais condições do que se essa mãe não tivesse feito todo esse acompanhamento qualificado”

A secretária ainda afirmou a prioridade em envolver todos os pontos da rede para identificar fragilidades e buscar caminhos de solução, com expectativa de que os esforços se reflitam em indicadores melhores no prazo de um ano.

“Dizer não basta, precisamos fazer. Queremos envolver todos os pontos da rede para identificar nossas fragilidades e encontrar caminhos. Esperamos que, daqui a um ano, quando analisarmos os indicadores, possamos ver que nossos esforços, nossa comunicação e nossas ações valeram a pena”

A Prefeitura informou que o Gabinete do Prefeito fará o acompanhamento das ações previstas no PMPI e que os resultados serão avaliados nos próximos doze meses por meio dos indicadores correspondentes.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também